domingo, 13 de maio de 2007

Mas o que é essa biologia??

A definição clássica da palavra biologia é dada como: "ciência que estuda os seres vivos e suas relações".
Quando falamos sobre biologia marinha obviamente estamos definindo o ambiente em que esta vida se desenvolve. É ai que a coisa toma corpo ... o mar.
Para sentir um pouco de sua importância deve-se ter em conta que a Terra é o único planeta conhecido que possui água, e que quase toda a água da Terra, 97% ,encontra-se nos oceanos.
Estudos científicos revelam que a vida teve origem nos oceanos a cerca de 3,5 bilhões de anos.
Cobrindo 71% da superfície da Terra e com um volume aproximadamente. de 1,4 bilhões de km cúbicos a grande massa oceânica pode ser considerada como a principal responsável pelo controle do clima no planeta.
Os oceanos absorvem e armazenam a energia solar, e a sua capacidade calorífica controla e estabiliza as temperaturas da superfície da Terra.
Sem os oceanos o planeta seria insuportavelmente quente durante o dia e glacial a noite.
A temperatura do mar pode variar de -3°C nos pólos para 30°C nos trópicos.
Devido à sua magnitude e consequentemente às dificuldades de acesso, pode-se afirmar que até hoje menos de 1% do solo marinho foi explorado.
Para se dar uma idéia disso, uma característica geológica importante como a dorsal mesoceânica que se distribui pelas principais bacias oceânicas com 73.600 km de extensão, foi vista pela primeira vez somente em 1973.
"Nem só de água vive o oceano"
Outro dado interessante sobre o mar é que dos 103 elementos químicos conhecidos na natureza, a maioria deles foi descoberta na água do mar, e é provável que o resto seja detectado ali um dia.
Durante bilhões de anos as chuvas caíram sobre a terra firme e os rios desaguaram no mar carregando milhares de compostos em solução. Também durante todo este tempo os próprios mares trabalharam exaustivamente escavando rochas e dissolvendo os minerais de seus leitos.
Pode-se dizer que cerca de 3,5% da água do mar (26,6 milhões de toneladas de sais por km cúbico de oceano) é composta de minerais dissolvidos.
Há uma frase escrita pelo oceanógrafo Robert Miller que expressa a importância desta riqueza "se encontrássemos a água do mar somente em um lago pequeno e distante, químicos e biólogos sem dúvida a estudariam intensamente como o mais precioso dos líquidos".

Nenhum comentário: